Acerca de mim

A minha foto
Trabalho com mais de 60 anos de muita procura e investigação. Esta colecção sobre o tema "Bombeiros" encontra-se dividida por seis blogues e é composta por miniaturas, brinquedos, crachás, medalhas e condecorações, coleccionismo e biblioteca temática. Conta actualmente com cerca de 12.000 peças integradas nos respectivos blogues.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Postais Máximos

Título: Praça Forte (Fortaleza)
Descrição: Explosão do Paiol da Pólvora
Autor: Vítor Santos - Edições CTT
País/Localidade: Almeida
Ano: 1998

Nota: O momento mais dramático da história da vila de Almeida aconteceu nos primeiros anos do século XIX, quando as tropas de Napoleão Bonaparte invadiram a Península Ibérica.
Estava-se em 1810. André Massena buscava alcançar a rota do vale do Mondego para penetrar no território português. Avançou pelo pequeno planalto raiano e cercou a praça de Almeida.
Seria o acaso, o infortúnio, mais do que o esforço do inimigo, a derrotar as tropas que defendiam a vila.
A 26 de Agosto, uma bomba lançada das baterias inimigas arrebenta e acende o rastilho de pólvora deixado no chão pelos barris tirados do paiol e levados a rolar até aos locais da defesa. No mesmo instante, como por efeito de poderosa magia, voa tudo pelos ares.
A terrível explosão do paiol arrasou parte da vila, o castelo medieval, matou cerca de 500 pessoas e abriu brechas na muralha.
A resistência ainda prosseguiu até à tarde do dia seguinte mas acabou por capitular.

Sem comentários:

Enviar um comentário