Acerca de mim

A minha foto
Trabalho com mais de 60 anos de muita procura e investigação. Esta colecção sobre o tema "Bombeiros" encontra-se dividida por seis blogues e é composta por miniaturas, brinquedos, crachás, medalhas e condecorações, coleccionismo e biblioteca temática. Conta actualmente com cerca de 12.000 peças integradas nos respectivos blogues.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Postais Máximos

Título: Praça Forte (Castelo)
Descrição: Explosão do Paiol da Pólvora
Autor: Vitor Santos - Edições CTT
País/Localidade: Miranda do Douro
Ano: 1998

Nota: Por Portugal não ter aderido ao "Pacto de Família", organizado pela Espanha e França contra a Inglaterra, foi Trás-os-Montes invadido pelo exército espanhol que foi sitiar a cidade de Miranda (Guerra dos Sete Anos).
A 8 de Maio daquele ano de 1762, estando a artilharia ali montada a atirar sobre as tropas inimigas, uma tremenda explosão de cerca de 1.500 arrobas de pólvora deitou por terra torres e muralhas, de que apenas ficaram de pé as ruínas que presentemente perduram, a recordarem o muito que ali se batalhou e sofreu em defesa de Portugal.
Nunca se esclareceu a causa da terrível explosão que destroçou o castelo e mais de 200 casas, matando cerca de 400 pessoas, combatentes e civis, porém a tradição diz que o governador da praça recebera dinheiro do inimigo para pegar fogo à pólvora armazenada, acautelando-se a escapar ao campo contrário enquanto ardia a mecha.
Aos espanhóis foi então fácil a conquista.

Sem comentários:

Enviar um comentário